Agentes de trânsito gaúchos participam de capacitação promovida pelo Senatran e PRF

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou um curso para qualificação de agentes de trânsito. Ministrado na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal em Florianópolis (SC), a capacitação foi ofertada aos profissionais de municípios brasileiros integrados ao Sistema Nacional de Trânsito das diversas regiões brasileiras.

O curso foi promovido de maneira híbrida, contando com uma etapa anterior realizada de forma online, e totalizou 18 dias de formação. O objetivo da formação foi padronizar e qualificar o profissional, principal responsável pelo exercício das atividades de fiscalização e operação de trânsito e, assim, contribuir também para a educação de condutores e pedestres. Como resultado, essas ações de educação também são capazes de prevenir acidentes, como previsto pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que até 2028 pretende salvar 86 mil vidas.

Do Rio Grande do Sul foram selecionados para o curso de formação um agente de Nova Petrópolis, Paulo Marcos Schwantz, e outros quatro de Torres, Sílvio Rogério dos Santos, Cleiton Pacheco Bauer Magnus, Taciane Cristina da Silva e Sílvio Severo dos Passos. Para o agente de Nova Petrópolis, a oferta deste tipo de curso é essencial, principalmente para os pequenos municípios que não possuem estrutura pedagógica para o aprimoramento de técnicas de abordagem.

Já o grupo de agentes de Torres, salienta que os cursos ministrados pela PRF são padrão de excelência. A expectativa dos profissionais é que houvesse a expansão da oferta do curso para todos os municípios gaúchos, que proporcionaria grandes ganhos para toda a categoria.