Encontro reúne agentes de trânsito da Região Sul

É neste sábado o Encontro da Regional Sul, promovido pela Federação Nacional dos Sindicatos Estaduais dos Servidores dos Detrans Estaduais, Municipais e DF (FETRAN). O evento será no município de Navegantes, em Santa Catarina, e será antecedido pela assembleia geral do sindicato catarinense. “É preciso organizar as regiões, já que o País é muito grande. Assim, com estas organizações regionais, temos melhores resultados no âmbito nacional”, comenta o presidente do FETRAN, Eider Marcos Antunes de Almeida.

O Sindicato Estadual dos Agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte do Estado do Rio Grande do Sul (SINDATRAN-RS) também participará do encontro, representado pelo presidente, Leandro Machado. De acordo com o presidente da FETRAN, é importante que os sindicatos catarinense e gaúcho se unam e apoiem também na criação do sindicato paranaense, ainda inexistente.

Além dos estados sulistas, também haverá representação de sindicatos de outros estados brasileiros, como São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Distrito Federal, entre outros. Na pauta, entre os principais assuntos estão a Identidade funcional nacional; Lei de regulamentação do §10 do art. 144 da Constituição aplicada aos DEMUTRANs e DETRANs; Tramitação dos projetos da Região Sul; Tramitação dos projetos no Congresso Nacional; Organização dos Sindatrans e dos Sindetrans e projetos sociais da Fetran para a categoria. “Falaremos sobre projetos regionais, com troca de experiência, além dos nacionais, desde insalubridade, periculosidade, porte de arma e organização da categoria. Alguns projetos em tramitação como o de aposentadoria, que o senador Espiridião Amim está relatando”, resume Almeida e acrescenta a discussão sobre a reforma administrativa. “Vai atingir os servidores e precisamos manifestar com nossos parlamentares e discutir estratégias para diminuir estragos”, completa e aponta que no evento não haverá deliberações, mas será uma oportunidade para troca de ideias.

Entre os projetos sociais que serão apresentados pela FETRAN aos participantes, está o plano de saúde e odontológico para a categoria. “A Fetran vai aglomerar as pessoas para conseguir valor mais acessível para os sindicatos estaduais, para que seja economicamente interessante e com bom atendimento. Para participar terá que ser filiado no sindicato estadual e cadastrado na FETRAN”, explica o presidente da federação.

O presidente do sindicato anfitrião do encontro, o Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado de Santa Catarina (SINDATRAN-SC), destaca a discussão sobre a identidade funcional da categoria. “Vai nos proporcionar mensurar quantos agentes de trânsito atuam no Brasil. Hoje, chegamos ao número de 26 a 35 mil, mas queremos a quantidade exata e a padronização. Vai trazer mais segurança para a população, porque serão agentes aptos e a comunidade vai poder cobrar isso”, analisa o presidente do SINDATRAN-SC, Pedro da Silva. Para ele, encontros como este possibilitam ainda a troca de informações e experiências entre agentes e sindicatos, com aprofundamento sobre o que precisa ser melhorado.

No encontro, o presidente do SINDATRAN-RS irá apresentar dados sobre levantamentos realizados pela entidade nos últimos anos. Informações sobre as cidades que possuem agentes, quantidade de profissionais, médias salariais e outros dados estatísticos serão disponibilizados para os participantes. Segundo Machado, o conhecimento da realidade nacional é de suma importância na busca de valorização e reconhecimento junto ao Congresso Nacional, “Saber quantos somos, onde estamos, entender nossas dificuldades e anseios é indispensável para nos levar aonde queremos chegar.”

Importância da união sindical

Com a organização das regiões, é possível chegar com as demandas da categoria na Câmara dos Deputados e no Congresso, conforme Almeida. “Precisamos trabalhar para que isso aconteça. O sindicato é uma ferramenta, a gente precisa valorizar essa ferramenta e assim propor melhorias.”

No evento também será lançado o site do SINDATRAN-RS. Esse novo canal irá disponibilizar uma série de materiais e informações úteis para a categoria, servindo como ferramenta para consulta de agentes de trânsito e transportes a nível nacional. Com a colaboração de agentes de todo país, o site terá acesso restrito para cadastrados, para o devido cuidado com as informações que são de interesse de profissionais da categoria.