Comunicação

Comunicação

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

SINDATRAN-RS busca sensibilização de municípios para vacinação de agentes de trânsito

O Rio Grande do Sul tem 44 municípios com agentes de trânsito sendo vacinados (total ou parcialmente). São 51 cidades gaúchas onde a categoria atua, restando sete que ainda não aplicaram as doses nos profissionais. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Fiscalização e Transporte do Rio Grande do Sul (SINDATRAN-RS), inicialmente houve um entendimento equivocado onde a categoria não estaria contemplada na Nota Técnica 297/2021 do Ministério da Saúde. O documento, conforme Leandro Machado, deu origem a Resolução 60/2021 da Secretaria de Saúde do Estado, elencando algumas categorias de segurança pública e erroneamente deixando de fora os agentes de trânsito. “Junto com outras forças de segurança, estão na linha de frente diuturnamente, sejam envolvidos na vacinação contra a Covid-19 ou nas ações de vigilância das medidas de distanciamento físico, portanto, com contato direto e constante com público de risco”, salienta.

Os municípios que ainda não vacinaram os profissionais justificam a medida pelo entendimento de que os agentes não fazem parte da segurança pública. O presidente do SINDATRAN-RS destaca que a interpretação está errada e que, inclusive, a classificação da categoria como integrante das forças de segurança encontra-se na Constituição Federal e no Sistema Único de Segurança Pública. Outro motivo é a interpretação equivocada da Resolução Estadual, já que não houve clareza no texto, segundo Machado.

Há um ano, os agentes de trânsito atuam na linha de frente no combate a Covid-19. Entre as ações o presidente enumera: participação da organização e controle de filas em unidades bancárias no pagamento do auxílio emergencial, controle viário e de aproximação de hospitais e UPAs, coordenando filas de Drive Thru de vacinação, policiamento em conjunto com outros órgãos de segurança, evitando aglomerações e desobediência de decretos, entre outras ações ligadas diretamente ao Covid-19. Diante do alto nível de contágio da doença, a liderança sindical alerta para a exposição direta aos riscos de contaminação, em que vários casos de profissionais com a doença foram registrados, incluindo óbitos de agentes de trânsito provocados pelo coronavírus. “Os agentes de trânsito devem ser vacinados para poderem trabalhar com todo efetivo, com segurança e proteção para si e com aqueles que lidam, além de também poderem contribuir mais e melhor para o fim dessa pandemia”, ressalta.

Atuação do sindicato

O SINDATRAN-RS se mobiliza desde o início da campanha de vacinação, em defesa da priorização da categoria no recebimento da imunização. Foram enviados às prefeituras ofícios e buscado o diálogo, na sensibilização dos gestores públicos pela vacinação dos profissionais. “Gostaria de mencionar a compreensão e ação de vários prefeitos e secretários que tiveram a sensibilidade de tomar a decisão de vacinar seus agentes de segurança pública, assim que possível. Demonstraram valorização e reconhecimento com homes e mulheres, que possuem família e há mais de um ano arriscaram a si e seus familiares diariamente, sem deixar de exercer suas atividades no pior ano de nossas vidas”, resume o presidente do sindicato.

No caso dos oito municípios que são representados pelo SINDATRAN RS (Porto Alegre possui sindicato municipal) que ainda não tiveram as doses para os agentes liberadas, Machado assegura que o sindicato segue buscando a contemplação dos profissionais, até que toda a categoria seja vacinada no Rio Grande do Sul.

Confira quais municípios já aplicaram as doses:

Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Eldorado do Sul, Erechim, Esteio, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ibirubá, Ijuí, Itaqui, Nova Petrópolis, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, São Borja, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Tapera, Taquara, Torres, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Em Lajeado e Viamão há alguns agentes vacinados. Nas duas cidades são enfrentadas algumas resistências para a vacinação total.

Veja as cidades onde as vacinas ainda não foram fornecidas à categoria:

Caçapava do Sul, Farroupilha, Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio e Santo Ângelo.

Porto Alegre é representada pelo Sintran (sindicato municipal da categoria), que está batalhando pela vacinação dos agentes da EPTC.

Destas cidades, cinco não deram qualquer retorno ao sindicato ou previsão de aplicação das doses. São elas: Caçapava do Sul, Farroupilha, Quaraí, Santa Vitória do Palmar e Santo Ângelo.