O Sindicato dos Agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte do Rio Grande do Sul (SINDATRAN-RS) representou a categoria no Encontro Regional da Gestão Municipal de Trânsito e Segurança Viária, ocorrido entre os dias 14 e 15 de junho em Caxias do Sul.
Através do presidente, Leandro Machado, e do diretor do sindicato, Geferson Lima da Silva, foram apresentadas as posições e anseios da categoria dos agentes de trânsito do RS a diferentes órgãos e gestores lá presentes.
Senatran, Cetrans e Detrans da região Sul, gestores de vários órgãos municipais, além de agentes de municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram do evento, o que possibilitou uma intensa e importante troca de experiências e informações.
Outro fator importante, de acordo com Machado, foi à possibilidade de conversar diretamente com a categoria, a qual repassou a situação em seus municípios e mostrou interesse em saber sobre dois assuntos mais específicos: O não atendimento, até o momento, da Lei Complementar 191 (que se refere ao reajuste de valores relacionados aos adicionais por tempo de serviço a partir de janeiro de 2022). Sobre este caso foi informado sobre as visitas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e Federação dos Municípios do RS (Famurs), além da disponibilidade do escritório jurídico para ações sem custas iniciais aos agentes (somente com percentual e após o resultado positivo).
O outro assunto bastante questionado foi a PL 180 (que trata da periculosidade para agentes de trânsito) que está para ser votada em Brasília. Foi esclarecido que o sindicato está em contato com outras entidades representativas da categoria estaduais e nacional, para que juntos e ordenadamente pressionem senadores pela aprovação deste importante projeto.